domingo, 13 de novembro de 2011

EUA recriam frota naval Latino Americana!

Navio semelhante aos que serão usados pela Quarta Frota na América Latina. - Foto: Divulgação/U.S. Navy



O Almirante Gary Roughead, CNO (Chief of Naval Operations | Chefe de Operações Navais) da USN (United States Navy | Marinha dos Estados Unidos) anunciou nesta última quinta-feira (24/04) a recriação da Quarta Frota Naval.


Ela será responsável pelos meios que operarão na SOUTHCOM (Southern Command | Comando do Sul) que inclui as áreas do Caribe, América Central e Sul.
A Quarta frota foi originalmente estabelecida em 1943 durante a II Guerra Mundial, basicamente para conter a ameaça submarina no Atlântico Sul e encerrada em 1950, quando suas tarefas foram assumidas pela Segunda Frota.

A quarta frota terá como base a cidade de Mayport, no estado da Flórida, onde atualmente está baseado o COMUSNAVSO (Naval Forces Southern Command | Forças Navais do Comando do Sul). “Reconstruir a Quarta Frota demonstra a imensa importância da segurança marítima da parte Sul do Hemisfério Ocidental e América Latina” anunciou o almirante Roughead.

A nova estratégia Estados-Unidense é preocupante no que tange a soberania das nações do subcontinente, e é na verdade, uma resposta aos recentes acontecimentos na América Latina, como a corrida armamentista entre Venezuela e Brasil, a retirada de tropas americanas da base de Manta (Equador), a ação da Colômbia contra as Farc que resultou em tensões entre o Equador e a Colômbia e a sugestão do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, de que seja criado um Conselho Regional de Defesa na América do Sul. No entanto, existe um componente da política interna norte-americana que não foi levado em consideração.

A nova Quarta Frota Naval Estados-Unidense é a que englobará, de todas elas, o maior número de homens e navios de todas as frotas Estados-Unidenses dispersas pelo mundo: serão 186 navios e 118 mil soldados.

No geral, a quarta frota representa uma preocupação a mais - ou alívio - para aguns líderes sul-americanos.

Fonte

Nenhum comentário: